Praças são espaços públicos fundamentais em qualquer planejamento urbano. Sua principal função é ser um espaço de convivência e recreação para seus usuários. No Brasil, ao ouvirmos a palavra “praça”, logo pensamos em um local arborizado, mas esse é apenas um dos tipos que podemos encontrar pelas nossas cidades. Confira:
• Praça seca:
Nesse tipo de praça predomina espaços amplos com pouca presença de arborização. As primeiras praças seguiam esse modelo, e tinham, entre outras funções, servirem de espaço para comércio de rua ou área de circulação de igrejas e castelos. No Brasil, são comumente chamadas de largos.
Atualmente, essas praças costumam ser palco para monumentos históricos. Também podem ser usadas para eventos, feiras, prática de esportes e circulação.
• Praça-jardim:
Praças-jardins, queridinhas dos brasileiros, têm um grande foco em arborismo, criando um ambiente fresco e bonito. Como o clima quente predomina em nosso país locais públicos com sombra são fundamentais para garantir o conforto do cidadão.
• Praça azul:
Água é o elemento principal nesse tipo de praça. Chafarizes, lagos e fontes de grande extensão ajudam a refrescar no verão.





Praças que apresentam características de mais de um tipo citado acima podem ser conhecidas como praças mistas.