Você já ouviu falar nos 9 pilares de um edifício saudável?

Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard mostrou que alguns critérios utilizados em uma obra acabam oferecendo uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores da construção civil, e também aos futuros usuários do espaço. O conceito de um edifício saudável já está sendo utilizado no setor da arquitetura sustentável, e cada vez mais vem ganhando adeptos à esse movimento no Brasil. Vem conferir quais são esses 9 pilares que garantem mais saúde e bem-estar à população!

Qualidade do ar: manter os níveis de umidade baixos dentro dos ambientes, por meios naturais ou também mecânicos, utilização de materiais que limitem a entrada de poluentes e impurezas, manter uma manutenção de filtros e peças que possam acumular impurezas.

Ventilação: uma entrada constante de ar garante a saúde das pessoas que utilizarão a edificação, por isso é importante manter boas taxas de ventilação em todos os ambientes, principalmente nos espaços de longa permanência.

Conforto térmico: é importante manter uma temperatura agradável em toda a edificação (aproximadamente 28°C), diminuindo o excesso contrastante com a temperatura externa.

Umidade: manter uma vigilância regular e sanar problemas nos telhados, encanamentos, tetos, para evitar a umidade.

Poeira e resíduos: uma vedação eficiente na construção, escolha de materiais que facilitem a limpeza local, uso de aspiradores de pó e capachos nas portas para evitar que a sujeira entre na edificação.

Segurança: um planejamento de práticas seguras durante a construção, por meio de treinamentos dos profissionais. E também projetos que visem a segurança das pessoas quando a edificação estiver em uso, como saídas de emergência bem posicionadas, câmeras de segurança e iluminação.

Qualidade da água: utilizar materiais não-contaminantes nos canos e tubulações, evitar a presença de água parada, utilização de purificadores de água, e manter sempre um monitoramento na análise de qualidade da água.

Isolamento acústico: consiste na utilização de materiais que ajudem a reduzir ruídos, como tráfego, construções e indústrias, e também manter formas de reduzir o ruído interno.

Iluminação e vistas: é importante fornecer uma boa iluminação natural, e também incorporar as vistas de qualidade para o exterior da edificação, como o céu e paisagens vegetais.

 


Fonte: Harvard C-CHANGE

Agora que você já conhece quais são os 9 pilares de uma edificação saudável, já pensou em colocá-los em prática no seu próximo projeto? Entre em contato conosco para saber mais!

Texto escrito por:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *